CYBERDIET

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

COMA BEM E PASSE LONGE DAS DOENÇAS - PARTE II



Combinamos que iríamos conversar sobre como a alimentação nos ajuda a prevenir sobre muitos males.
No post anterior falamos sobre a Acne - inimiga do bem estar de nossa pele.
Hoje vamos conversar um pouco sobre outro problema muito comum que é a AFTA


Afta

A afta é uma ferida aberta e dolorosa na boca. As aftas são brancas ou amarelas, rodeadas por uma área vermelha brilhante. Elas não são cancerígenas. As aftas também podem estar vinculadas a problemas no sistema imunológico (defesa) do organismo. 
Também podem ser desencadeadas por:
  • Estresse emocional
  • Falta de certas vitaminas e minerais na dieta (especialmente ferro, ácido fólico ou vitamina B12)
  • Menstruação
  • Mudanças hormonais

Normalmente não é necessário tratamento. Na maioria dos casos, a afta desaparece sozinha. Porém, procure o seu médico se os sintomas estiverem associados a outros problemas, como febre, diarreia, dor de cabeça ou erupções na pele.
Para passar longe do incômodo causado pelas aftas, certifique-se que seu cardápio contém ferro e vitamina B12 na quantidade adequada. Encontrados nas carnes vermelhas e nos ovos, respectivamente, porém esses nutrientes aumentam a ocorrência de aftas  quando estão em falta no organismo. Ou seja, quando está em excesso. Por isso devermos comer tudo em quantidade adequadas.
Se as aftas já estiverem instaladas, evite alimentos que possam irritar ainda mais as úlceras, como bebidas quentes, álcool, comidas muito salgadas e ácidas. 
Opte por alimentos pastosos que não dificultem a digestão, como arroz, canja, iogurte e gelatina.
As aftas não são câncer nem causam câncer. Mas se você tiver uma úlcera bucal que dura mais de 2 semanas, deve consultar seu médico para descartar a possibilidade de câncer. 
NO próximo post iremos conversar um pouco sobre ANEMIAS.
Até lá então!

Sem comentários:

Enviar um comentário